Pesquisar este blog


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMO LER AS CORES E AS NUANCES

REGRAS
O primeiro número indica:
ALTURA DO TOM  ............................... 8  Louro Claro
O Segundo número indica:
REFLEXO PRINCIPAL ......................... ,5 Acaju
O último número indica:    
REFLEXO SECUNDÁRIO ....................  2 Irisé

8,52 = Louro Claro Acaju Irisé
O reflexo secundário reforça o reflexo principal.

8,3 = Louro Claro Dourado
8,33 = Louro Claro Dourado Quente

7,4 = Louro Cobre
7,44 = Louro Cobre Intenso

O zero após a vírgula, atenua o reflexo principal.

8,03 Louro Claro Natural Quente
8,01 Louro Claro Natural Prateado




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CORTES MASCULINOS, ESCOLHA O SEU

Ola caros amigos, normalmente nós homens pensamos que o cabelo masculino deve ser sempre padrão, com poucas possibilidades, pois bem, quero provar que não é bem assim.
Se você minha amiga quer encontrar o corte ideal para seu parceiro, ou você meu amigo sempre quis mudar o corte e não consegue ter uma ideia legal de como pode cortar seu cabelo e gostaria de vir ao cabeleireiro ja com uma ideia formada do que busca, vou lhe mostrar um lugar onde você poderá encontrar centenas de cortes separados por estilos com tradutor para quem quer ver as dicas em português, se você busca isso, acesse coolmenshair.com e depois me diga se encontrou ou não o seu corte ideal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONCEITOS BÁSICOS DA LEI DA COLORIMETRIA

As cores primárias que são (azul - amarelo - vermelho) misturadas entre si dão origem as cores secundárias que são (verde - laranja - roxo), se juntarmos todas estas seis cores teremos o preto.
Quando vamos comprar uma tinta vemos que há normalmente três números e entre o primeiro e o segundo número há uma vírgula  ex: 8,52
O primeiro número é a altura do tom, os outros dois que estão a direita da virgula são as nuances as quais tem um significado bem preciso, vejamos
,1 CINZA (AZUL)
,2 IRISADO (ROXO)
,3 DOURADO (AMARELO)
,4 COBRE (LARANJA)
,5 ACAJU (VERMELHO/ROXO)
,6 VERMELHO (VERMELHO)
,7 MATE (VERDE)

Temos que levar em conta alem do que já foi dito, a influencia  de uma cor ou reflexo sobre a outra.
As cores ou reflexos têm predominância QUENTES (amarelo, laranja, vermelho) ou predominância FRIA (azul, verde, roxo). Para cada cor ou nuance QUENTE existe um oposto FRIO, os quais se sobrepondo se fundem sem dar origem a qualquer tom.
Na próxima postagem veremos como se lê os números das cores e das nuances.

PEDIDO DE DESCULPAS

Olá amigos, quero pedir desculpas pois devido um problema de conexão que durou alguns dias e também a correria da última semana não pude seguir postando sobre a colorimetria, mas retomo agora, trazendo muita coisa nova para vcs. abraço

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A ORIGEM DA COR DOS CABELOS

ORIGEM DA COR DO CABELO
A coloração natural dos cabelos se da devido a pigmentos presentes no interior da fibra capilar, Estes pigmentos absorvem os raios luminosos e são responsáveis pelas variações da cor.
Em geral os pigmentos de melanina podem dividir-se em dois grupos:
Os PIGMENTOS GRANULADOS cuja cor varia do preto até o vermelho escuro (são os que causam as cores escuras dos cabelos).
Os PIGMENTOS DIFUSOS que variam do vermelho intenso ao amarelo pálido (são os que causam as cores claras dos cabelos).
Juntos estes pigmentos em diversas quantidades, concentração e distribuição, nos dão as mais variadas cores de cabelo.
A cor do cabelo varia com o tempo, geralmente escurece com a idade e progressivamente aparecem os cabelos brancos, em geral os cabelos brancos aparecem entre os 40 a 50 anos, variando bastante de pessoa a pessoa, com o passar do tempo a formação dos pigmentos diminui devido a interrupção da produção de melanina. Provavelmente tal interrupção tem origem de caráter fisiológico e genético, podendo assim surgir a necessidade de cobrir os cabelos brancos.
Se desejar cobrir os brancos tem-se que recorrer a coloração artificial. Hoje m dia existem várias técnicas em tal sentido.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COLORIMETRIA ( O QUE É )

É a ciência que estuda as características da cor!
A cor nada mais é que a absorção ou não dos raios solares, se o objecto absorve totalmente os raios solares, vemos a cor preta, se reflete totalmente vemos a cor branca, se absorve parcialmente vemos as diferentes cores, ou seja a cor em si é relativa, depende muito da percepção particular de cada um. No nosso trabalho os conhecimentos técnicos e a sensibilidade do profissional ajudam na escolha mais apropriada para cada cabelo, assim como as tonalidades, a sensibilidade do profissional e o gosto do cliente mudam, o que torna a colorimetria tão relativa e ao mesmo tempo tão exata.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COLORIMETRIA (ESTRUTURA DO CABELO)

Olá amigas, pensando na dificuldade que a maioria de vocês encontram na hora de comprar uma tinta no mercado ou escolher uma cor no salão, ou mesmo saber por que seu cabelo ficou acinzentado, alaranjado, esverdeado em determinados momentos, resolvi fazer uma passagem rápida e bem simplificada dividida em partes pela colorimetria para poder ajudar a resolver ou pelo menos saber o que está acontecendo com o cabelo, vamos começar pela estrutura do mesmo.
A ESTRUTURA DO CABELO
A estrutura do cabelo é formada por três partes:
a cutícula (parte externa)
o córtex (a verdadeira estrutura do cabelo)
a medula (o centro)
CUTÍCULA - É a parte externa, é formada por células planas ou escamadas que se posicionam como as escamas de um peixe.
CÓRTEX - É a parte onde estão os pigmentos que dão a cor original ao cabelo, ele chega a representar 90% do peso total do fio.
MEDULA - É a estrutura central, a parte que sustenta o fio, tem pouca importância para a colorimetria pois influencia pouco no resultado.







sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PROGRESSIVA SEM FORMOL INGRID

Hoje,  a Ingrid  veio ao salão refazer as luzes pois seu cabelo estava muito escuro segundo ela, nós escurecemos depois da progressiva sem formol  feita a quase dois meses devido o desbotamento intenso provocado pela mesma, ela soltou o cabelo e tirei uma foto antes de fazer as luzes para que vocês vejam como ainda estava muito boa a progressiva dela.
O cabelo da Ingrid não ficou nem um pouco ressecado pois apesar de aplicar duas vezes o pó descolorante com OX de 40vol  optamos por clarear mais das próximas vezes, e antes de finalizar com a escova, apliquei um KIT de Hidratação composto de um creme hidratante, neutralizante capitar e condicionador normalizante próprios para aplicação pós tintura e luzes.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PROGRESSIVA NA FRANJA

Hoje de manhã foi a vez da Roberta, um frio e tanto, correria para não atrasar no horário de entrar no trabalho, mas ficar sem a progressiva na franja nunca. Para quem não quer abolir os cabelos enrolados, mas gosta de uma franja mais lisa, um franjão ou não gosta dos cabelinhos que atrapalham nas laterais ou no topete olha ai uma boa dica, façam como ela.







A Roberta faz progressiva somente no cabelo da franja e das laterais, da orelha para frente, fica muito bom, esta é a terceira vez que ela faz a progressiva na franja e depois da seu toque usando como franjão ou repartido no meio.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DOMINGO DE PROGRESSIVAS

KARINA - Ultimo dia do mês de Julho, três amigas se reuniram na casa de uma delas a Karina e convidaram a mim e a minha esposa Kenia para passarmos o dia fazendo progressivas e cortando cabelos, é claro que fomos, depois de um café da manhã magnífico na padaria fomos para a casa da Karina e começamos o trabalho por volta das 10h da manhã, foi uma delicia, as meninas conversando e tomando uma cervejinha enquanto eu e a Kenia íamos revezando nas funções para conseguir terminar o quanto antes o cabelo de todas.
Em meio as piadas e brincadeiras a Karina se encantou pelo meu protector de orelhas importado, também conhecido como colher de pau. No cabelo da Karina usamos uma progressiva mais forte com uma carga de Queratina  para dar um brilho legal no cabelão dela.
Ela tirou um dedinho no comprimento para dar vida aos cabelos e acertar as pontas e pronto, em seu cabelo não foi usado escova ou chapinha para finalizar, apenas o secador e as mãos e depois uma escova de prancha (jacaré) para secar o finalizador prata que foi usado no cabelo de duas delas, ficou lindo o cabelo da Karina e deu o maior trabalhão, mas valeu a pena, nada como um sorriso no rosto das clientes para sabermos que todas elas saem com a auto estima la em cima.
SIL - No cabelo da Sil já havia progressiva a qual ela não retocava a muito tempo, por não ter sido eu quem fiz a progressiva anterior usei um produto compatível com qualquer outra progressiva para não corrermos riscos, nas fotos os cabelos já aparecem lavados e prontos para aplicar o produto, no caso dela seu corte ia ser bem diferente do que estava antes e foi feito depois de terminada a progressiva e antes de finalizar.
Aqui o cabelo da Sil tinha acabado de ser lavado depois de pronta a progressiva, ia ser cortado com navalha e finalizado, enquanto eu segui aplicando o produto e secando o cabelo da Cláudia a terceira a fazer a progressiva, a Kenia cortou e finalizou o cabelo da Sil.
A Kenia fez um corte de bico no cabelo da Sil, todo desfiado na parte de traz, ficou muito bom, ela adorou, usamos também o finalizador prata e neste cabelo a Kenia usou a escova de leve para fazer a finalização obtendo um efeito mais bonito nas pontas do cabelo e mostrar melhor o corte como vemos nas fotos que seguem. Por falar em fotos todas foram tiradas no nosso local de trabalho, a área da casa da Karina, tudo que precisamos é uma cadeira e uma tomada perto de um ambiente aberto, do resto eu cuido.
A progressiva não é hidratação, ela repõe a queratina do cabelo mas o mesmo vai precisar de hidratação pois a progressiva como toda química aplicada nos cabelos como tintura, alisamentos, relaxamento e outros precisa de cuidados e a hidratação é muito importante, entre os cuidados que devemos ter está a utilização do shampo sem sal que ajuda a manter por mais tempo os efeitos da mesma.

A Kenia fez um trabalho muito bom, ela é manicure e atende a domicílio, sabe fazer penteados e maquiagem, alem de fazer progressivas, depilação e cortar o cabelo de suas clientes, trabalha muito bem nos cortes navalhados.










CLAUDIA - O cabelo da Claudia estava comprido, ela ja havia feito progressiva mas estava com uma raiz de dois dedos, usei uma progressiva forte com carga de Queratina e antes de finalizar fizemos um corte muito desfiado como ela gosta, devido o desfiado sequei sem nenhum tipo de escova, somente com a mão e secador para poder dar algum volume ao cabelo.
Hoje já não ha mais a necessidade de ficar três dias com o produto da progressiva no cabelo como era feito faz um tempo, o segredo da mesma esta na escolha certa do produto para cada tipo de cabelo e na aplicação correta, seguindo todos os passos não há como não obter um resultado muito bom.
Finalizado o cabelo da Claudia,  já passava das 17h, tomamos a merecida cervejinha, e para você que gostou do trabalho saiba que as meninas ganharam os cortes de cabelo por fazerem em grupo, quem sabe você não se anima também, junte suas amigas e vamos nos reunir, deixar os cabelos lindos levantar a auto estima e ainda ganhar brindes e descontos.